Header Ads

Top 7: Aberturas (Openings)

Com a proximidade com o Carnaval pensei em fazer uma lista com recomendações de músicas legais para se ouvir nessa data, afinal o espírito carnavalesco não reside em todo mundo. Mas descobri que meu gosto musical é tão variável, entre country e k-pop que uma lista com minhas opening preferidas pareceu se encaixar melhor, além do mais, o blog é voltado para anime e mangá. Assim acabamos inaugurando uma nova seção no blog, o TOP7.

Os critérios de escolha foram minha preferência, óbvio. Isso inclui o fato da música combinar com o anime, a letra ser interessante e a animação empolgante e combinar com o ritmo da música.

A maior dificuldade em montar a lista foi o fato de que eu ler muito mais mangás do que ver animes, então existe muita coisa que eu não conheço. Ou seja, se seu anime preferido não está na lista pode ser por dois motivos: eu não conheço anime ou não assisto. E nesse caso não dá para colocá-lo na lista já que eu não tenho conhecimento sobre a obra.

Chega de enrolação e vamos a lista!

7º: Bleach – Ranbu no Melody 
Artista: Sid 
Opening:13

A opening já tem uma pegada bem diferente das outras do Bleach o que já me faz gostar muito dela. A música combina bastante com o arco, dando um ar tenso e desesperador e a animação está caprichadíssima. O único problema é o spoiler no meio da opening. A morte do Gin não era exatamente uma surpresa, mas tinham que colocar justo a cena dele com a Rangiku? Só por isso, fica com o sétimo lugar.

6º: Rurouni Kenshin – One Half 
Artista: Kawamoto Makoto
Opening: 2

Meu primeiro contato com a opening não foi muito boa. Eu não entendia porque uma música tão romântica poderia servir para um anime shounen. Mas analisando friamente, a canção combina muito com o estado de espírito e motivações da Kaoru durante o Arco da Juupongatana. A animação está linda, aliás, as opening do anime tinham um tratamento superior ao resto, mesmo o anime sendo ótimo. Destaque para os integrantes da Juupongatana, é minha parte preferida da opening. Por que está em sexto? A voz da cantora é um tanto estridente e pode ser meio irritante no começo, mas você acaba se acostumando.

5º: Beck – Hit in America
Artista: Beat Crusade

Eu estava na dúvida entre a opening de Serial Experiments Lain ou essa, e apesar de amar Duvet (da BoA), a energia de Beat Crusase acabou vencendo. Beck é um anime musical, logo todas as músicas são recomendadíssimas. Mas a Hit in America, que marca a opening do anime é, sem dúvida alguma, indispensável. A música é animada, combina perfeitamente com o anime e com o objetivo do grupo. Tudo na abertura é bastante divertido e empolgante, assim como no anime.

4º: Fullmetal Alchemist: Brotherhood – Again

Artista: Yui
Opening: 1

FMA: Brotherhood tem várias aberturas legais, mas a primeira é mais interessante e caprichada. Ela tem um ar melancólico, que acentuado pelo tom de voz da Yui, mas ainda assim esperançoso. A música combina perfeitamente com a animação.

3º: Magi: The Labyrinth of Magic – V.I.P 
Artista: Sid
Opening: 1


Quando comecei a ver Magi, eu não sabia quase nada sobre o anime, apenas que o tema principal era uma aventura. E a música se encaixou perfeitamente. A música tinha um tom grandiloquente e cheio de expectativa e emoção, dando ao anime exatamente o ar de se sair em uma grande jornada. A letra combina muito bem com o clima ingênuo inicial. Está em terceiro para não parecer que sou tiete do Sid (na verdade sou sim)

2º: Higurashi no Naku Koro Ni – Higurashi no Naku Koro Ni 
Artista: Shimamiya Eiko

E segundo lugar temos uma opening de um anime de terror. Sim, contrasta com todo o resto da lista, tendo um clima mais sombrio, mas não podia deixá-la fora. Embora a opening quase não apresente muito do que esperar do anime, o clima é melancólico, misterioso e carregado. A música combina perfeitamente, sem ser totalmente macabra ou fúnebre.

1º: Tales of the Abyss - Karma
Artista: Bump of Chicken

Simplesmente não sei o que dizer dessa opening. Ela tem um tom bem alegre e uma clima de epopeia, mas apesar de achar o traço bonito e gostar de tudo nela, olhando friamente, não há nada de espetacular. Mas tudo muda graças a música. Pode falar o que quiser, Karma é uma música linda e combina perfeitamente com o clima da animação.  Não sei se a música foi feita especialmente para o jogo, já que ela é a opening lá também, e depois reaproveitada para o anime, (sim, Tales of the Abyss é originalmente um jogo), porque raramente uma música casa tão bem com a história como essa. Mas seja como for, Karma consegue tornar uma opening simples em uma das melhores que eu já vi.

Esqueci alguma? Preferem outras? Comentem!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.