Header Ads

Nabari no Ou

O garoto carrega um poder imensurável dentro de si, mas não se importa com isso. Entretanto, vários clãs ninjas estão atrás de seu poder.
Mídia: mangá
Publicação: 2004 - 2010
Volumes: 14
Autor: Kamatani Yuhki 
Demografia: Shounen
Gêneros: Drama, Ação, Artes Marciais, Aventura

Sinopse: Rokujo Miharu é um garoto comum que descobre carregar a Shinra Banshou, uma espécie de livro que traz todo o conhecimento do mundo, representado na forma de uma mulher, dentro de si, mas ele não tem habilidade nenhuma para controlá-lo. Assim, vários grupos ninjas passam a disputá-lo, com objetivos diferentes: Bantem quer protege-lo, Fuuma remover e selar o poder e Iga utilizar o poder em benefício próprio.


Comentários: A sinopse lembra um pouco Naruto (ninjas, protagonista com o grande poder aprisionado), e provavelmente houve grande influência, mas as histórias são muito diferentes. Nabari tem menos lutas, mas uma carga dramática maior. A história se passa no mundo real e tenta trazer os ninjas para os dias atuais, ou seja, eles precisam trabalhar, frequentar o colégio, fazer coisas comuns.

Um fato que gostei muito é que não existe o lado bom e o lado mau, a autora tenta mostrar todos os lados da forma mais imparcial possível e deixa nas mãos do leitor escolher quem está certo. Miharu é um dos protagonistas mais frios e antipáticos que já vi. Ele não tem habilidades ninjas e é jogado no meio do tumulto sem saber o que tem dentro dele. Mesmo após descobrir a verdade sobre a Shinra Banshou, ele parece não se importar com sua situação e só realmente se dedica a aprender sobre si mesmo quando conhece Yoite.

Yoite pertence a Iga, um dos vilarejos ninja que desejam os poderes de Miharu e tem poderes que consomem sua força vital. Esse dom foi dado a ele sem que ele realmente pudesse escolher, de forma que ver sua vida escoar cada vez que entra em combate o apavora. Os dois passam a se identificar e fazem um acordo paralelo, onde Miharu deveria usar seus poderes para eliminar a existência de Yoite.

A relação entre os dois é conturbada, mas muito intimista e minimalista, e é responsável por fazer boa parte da história andar. Os outros personagens que cercam a dupla possuem histórias densas e profundas, como a relação entre os irmãos Raimei e Raikou, o passado de Tobari, professor de Miharu e que faz de tudo para protegê-lo e poupá-lo, e as motivações de Aizawa, amigo de Raimei e Miharu. Toda a historia é bem construída com forte carga dramática. O traço delicado e limpo dá mais impacto as cenas e aprofunda a sensação dramática que permeia a série.


Da esquerda para direita: Kumohira Tobari, Shimizu Raimei, Meguro Gau, Shimizu Raikou, Kurokano Shijima,
Aizawa Koichi, Fuuma Kotaro, Yukimi Kazuhiko. Á frente: Yoite e Miharu.
Vale a pena? A história é bem interessante, com foco mais no drama do que nas lutas, mesmo sendo uma história sobre ninjas. O mangá tem apenas 14 volumes e a leitura é bem rápida. O traço é bonito, os personagens são carismáticos e é muito inteligente da autora do mangá trazer o mundo ninja para uma realidade mais próxima a nossa.

Onde encontrar: A história nunca foi licenciada no Brasil, mas pode ser encontrada em português no Haru-ka ou em inglês online.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.