Header Ads

Old Boy

Gotou fica aprisionado por dez anos sem saber o motivo. Da mesma forma como é aprisionado, é libertado, agora, só lhe resta descobrir quem e por que fez isso.

Mídia: mangá
Publicação: 1996 - 1998
Volumes: 8
Autor: Tsuchiya Garon (roteiro), Minegishi Nobuaki (arte)
Demografia: seinen
Gêneros: [+18], Drama, Ação, Psicológico

Sinopse: Gotou Shinichi é o protagonista da série, que foi raptado e mantido em cativeiro em um quarto por 10 anos sem nenhum motivo aparente. Sua única companhia era a televisão e os carcereiros que traziam sua comida. Repentinamente, seu encarceramento termina, novamente sem explicação alguma. Agora livre, Gotou começa a investigar sobre seu rapto e buscar vingança.

Comentários: Old Boy tem uma temática adulta e um traço bem diferente da maioria dos mangás, trazendo mais detalhes nas expressões dos personagens. Achei bem interessante que muito da história é contada mais visualmente, assim, tem várias páginas apenas com imagens, sem diálogos ou textos, e apenas esses quadros já explicam muito do enredo. A trama é bem amarrada e cria bastante suspense e expectativa. A premissa é muito interessante e a forma como é abordada te prende. 

Apesar de ter gostado muito da ideia e do desenvolvimento, os personagens não são muito carismáticos e a conclusão da trama é bem forçada. Embora possa ser feito a analise de que motivos aparentemente insignificantes para alguns, podem virar uma bola de neve e prenderem as pessoas em remorso e vingança, ainda achei que o motivo é meio “incompreensível”.

Achei que os personagens são bem trabalhados, mas o “vilão” da história tem pouco desenvolvimento, mesmo com toda a coisa girando em torno dele.
Vale a pena? A obra é interessante, mas não chega a ser uma obra prima. A adaptação coreana é bem mais completa, tanto nas motivações da vingança como no fator violência. Existe também uma adaptação americana, que é mais fiel ao mangá.

Onde encontrar: O mangá foi lançado no Brasil pela editora Nova Sampa.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.