Header Ads

Top 7: Mestres e Discípulos


Outubro é o mês das crianças! Mas também dos professores. E são eles que recebem nossa homenagem no Top 7 deste mês.

Mas ao invés de me focar em professores propriamente ditos, decidi falar sobre mestres. É verdade que a relação professor aluno e diferente entre mestre e discípulo, enquanto um aluno pode ter vários professores, ouvir suas palavras com ressalva e avaliar se elas lhe convêm ou não, a escolha de um mestre é para a vida toda e o elo que se forma com ele é firme e pode pesar nas escolhas do discípulo.

É verdade que animes e mangás que uma visão mais romantizada dessa relação, ainda é possível ver que a relação é firme, o vínculo é profundo e se arrasta por toda a vida. Em muitos casos, o mestre chega a ser mais influente e relevante do que com os próprios pais e mais decisiva nas escolhas das personagens.

E então, sem mais delongas, fiquem o Top 7 Mestre e Discípulo! Se sua dupla preferida não estiver aqui, deixe nos comentários.

Na capa: Mestre Ancião e Shiryu de Dragão, representando todas as relações entre todos os mestres e discípulos que aparecem no Saint Seiya.

7 – Fujiwara no Sai e Shindou Hikaru (Hikaru no Go)
A relação entre Sai e Hikaru é talvez seja mais próxima de professor e aluno do que mestre e discípulo, já que Hikaru acaba indo procurar por outros professores para ensiná-lo. Mas Sai acaba sendo o ponto de partida para todo interesse que Hikaru venha a ter por Go.

O garoto era totalmente descompromissado com tudo e a partir da implicância de Sai, que praticamente o assombra se ele não realizar seu sonho, é que ele passa a se interessar por Go e criar gosto por isso.

A relação deles é engraçada e divertida e Sai pacientemente explica todas as regras. Ele funciona como amigo, instrutor e suporte e quando se dá conta que sua função como mestre já está cumprida, delicadamente sai de cena, deixando que Hikaru siga suas próprias escolhas.

6 – Reborn e Sawada Tsunayoshi (Katekyo Hitman Reborn!)
 O bebê arcobaleno chega a vida de Tsuna como seu tutor. Seu objetivo: tornar o zero a esquerda do adolescente em futuro líder da maior família da máfia italiana. Tsuna não tem talento e muito menos confiança em si mesmo, mas Reborn consegue extrair os melhores sentimentos do garoto e colocá-lo na linha.

A relação entre eles vai muito além do treinamento para batalhas e para assumir o posto de líder da família, é uma relação de amizade e companheirismo, onde o objetivo de Reborn é explorar todo o potencial latente, não só de Tsuna, mas de todos os membros de sua família.

5 – Jiraya e Uzumaki Naruto (Naruto)

Embora Kakashi seja o primeiro mestre de Naruto, Jiraya é muito mais importante para sua formação e evolução dos seus poderes. Ele é responsável por ensinar dois dos poderes mais importantes para o garoto, assim como o ensinou a aprimorar muitas outras.

Ele também instigou valores e confiou no garoto, ensinando-o a trilhar o caminho correto para a salvação do mundo shinobi. Jiraya sempre acreditou no jovem ninja e foi grande responsável para sua formação de caráter.

4 – Genkai e Urameshi Yusuke (Yu Yu Hakusho)

 Genkai aparece na série como uma lutadora que precisa participar de um torneio para impedir que a doutrina de uma velha mestra caia nas mão de um youkai. Com um ar de mal humorada e até arrogante, ela submete os pretendentes a diversas provas, desde sorteios até jogos aparentemente sem sentido, mas que na verdade mediam a força espiritual dos participantes, passando por um teste de sobrevivência em uma floresta infestada de youkais e chegando, por fim, as lutas individuais. Após um longo caminho, Yusuke acaba vencendo e se tornando discípulo da velha mestra.

Genkai é uma mestra bastante rígida, exigindo o máximo de seu discípulo com treinamentos infernais e potencialmente mortais, como o próprio Yusuke aprendeu com o tempo. Embora a princípio ela achasse Yusuke só um moleque folgado, com o passar do tempo ela desenvolveu um grande carinho por ele, tratando-o como um filho que ela nunca teve.

3 – Seijuro Hiko e Himura Kenshin (Rurouni Kenshin)
A relação entre Kenshin e Hiko é mais profunda do que mestre e discípulo, já que Hiko também é seu pai adotivo. Os pais de Kenshin morreram de coléra e Hiko acaba por adotá-lo e introduzi-lo no caminho da espada.

Assim, desde a tenra idade, Kenshin foi preparado para o caminho da espada, da vida e do mundo. É divertido ver como as personalidades de ambos acabam se tornando praticamente opostos, Kenshin, após sua expiação, é humilde e gentil, enquanto Hiko é vaidoso, narcisista e egoísta.

Apesar dessa diferença, a relação entre eles é muito próxima e mesmo que várias circunstâncias tenham impedido que Hiko completasse seu treinamento com Kenshin, os dois se reencontram como adultos para finalizar o aprendizado do estilo da espada. Himura sabe que seu mestre é um homem confiável e fiel, que mesmo que goste de menosprezar seu aluno, ainda estará disposto a lhe ensinar e auxiliar.

2 – Izumi Curtis e Edward e Alphonse Elric (Fullmetal Alchemist)
A dedicada dona de casa é também a grande mestre dos protagonistas de FMA. Talvez não seja uma mestre exemplar ou ortodoxo, mas foi responsável não por melhorar seus conhecimentos em alquimia, como também os treinou para enfrentar várias adversidades na vida.

Oscilando entre a posição de educadora e mãe adotiva, ela ensina vários conceitos aos meninos, questões de liberdade, valores, uso da alquimia, justiça. Embora eles vivam entrando em conflito devido suas personalidades, é sempre a ela que os meninos recorrem quando precisam de ajuda.

1 – Mestre Kame e Goku e Kuririn (Dragon Ball)
 Se não fosse por Mestre Kame é provável que Goku não se tornasse um terço do guerreiro que ele se tornou e tudo isso começou por causa da Launch.

Quando Goku pede para que Mestre Kame o treine, o velhote disse que só o ensinaria se ele lhe trouxesse uma garota bonita. Depois de muito esforço, junto com Kuririn, eles acabam encontrando Launch e assim começa o treinamento.

Diferente do que os dois garotos poderia imaginar, o treinamento não consiste em técnicas de luta, os garotos passam por um treinamento duro e único que consiste em entregar leite pela manha, lavrar a terra, fazer trabalhos de construção e manter seus estudos em dia.

É ele quem ensina aos meninos Kamehameha e que os inscreve no Torneiro de Artes Marciais, com o objetivo de testar sua força e habilidade, além de fazer com eles sintam o espírito de combate, mas não se tornem excessivamente confiantes.

Mesmo com seu jeito não muito ortodoxo, ele consegue ensinar valores a dupla de crianças e prepará-las melhor para a vida.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.