Header Ads

A Viagem de Chihiro

Enquanto muda de cidade, Chihiro para em um lugar misterioso que pode mudar sua forma de ver a vida para sempre.


Outros Nomes: Sen to Chihiro no Kamikakushi / Spirited Away
Mídia: filme
Lançamento: 2001
Direção: Hayao Miyazaki
Estúdio: Ghibli
Demografia: ---
Gêneros: drama, romance, aventura

Sinopse: Ogino Chihiro é uma garota mimada e voluntariosa, que sê vê numa situação infeliz quando seus pais anunciam a mudança para uma cidade do interior, obrigando-a a abandonar seus amigos e a escola que tanto gostava. Durante a viagem, coisas estranhas começam a acontecer e ela descobrirá que deixar sua antiga escola será o menor dos seus problemas.

Comentários: Chihiro pode ser considerado como uma releitura de Alice no Pais das Maravilhas, já que ambo tratam de garotas, que desconfortáveis com a vida que levam, se enveredam para um mundo fantástico, mas cheio de coisas estranhas e ameaças as suas vidas.

Em A Viagem de Chihiro, a trama começa quando a família, que viajava para outa cidade, se perde e vai parar em um vilarejo abandonado, onde os pais da menina acabam sendo transformado em porcos. A noite chega rapidamente e algo muito estranho começa a acontecer, o lugarejo morto começa a ganhar vida, vultos estranhos surgem por toda a parte. Chihiro é então alertada por um garoto estranho que surge do nada e a aconselha a ir embora antes que seja descoberta. Envolta pelo que parece ser uma realidade paralela, Chihiro se recusa a acreditar que tudo aquilo é real, o menino estranho, chamado de Mestre Haku, aparece novamente e desta vez a aconselha a pedir emprego em uma espécie de casa de banhos para espíritos, que funciona no local, ele garante que isso a manteria a salvo das estranhas criaturas que habitam o lugar, e que assim ela também encontraria uma forma de trazer seus pais de volta.

A história é sobre como a menina precisa então lutar contra os seus medos e contra si mesma para conseguir atingir seus objetivos, isso porque ela é muito avessa a mudanças. As experiências que vive neste mundo novo funcionam como uma alegoria das descobertas da infância e do rito de passagem para uma nova etapa da vida. Ela precisará tomar decisões, se responsabilizar por seus atos e se virar sem a ajuda de seus pais, sair de sua zona de comodismo e seguir em frente.

A sensibilidade e a sofisticação dos filmes de Hayao Miyazaki é algo indescritível, a animação traz um frescor infantil e inocente ao mesmo tempo que trabalha com temas adultos como arrogância, avareza, inveja e desprezo. Assim como na maioria de suas obras, a construção da trama é lenta e intimista, fazendo você sentir todas as sensações dos personagens.

Vale a pena? Sim, é uma das melhores obras de Miyazaki.

Onde encontrar: Pode ser encontrado online.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.