Header Ads

Kotonoha no Niwa

Takao sonha em ser sapateiro, e em um certo dia chuvosa, conhece uma misteriosa mulher que o inspira. Após isso, eles passam a se encontrar ocasionalmente, mas a conexão entre eles pode acabar junto a temporada de chuva.
Mídia: filme
Lançamento: 2013
Diretor: Shinkai Makoto
Estúdio: Comix Wave
Demografia: --
Gêneros: drama, romance, escolar, slice of life

Sinopse: Akizuki Takao, que está treinando para ser sapateiro, matou aula e está desenhando sapatos em um jardim. Lá, ele conhece uma misteriosa mulher, Yukino Yukari, que é mais velha do que ele. Então, sem marcar os horários, os dois começam a se ver periodicamente, mas somente em dias chuvosos. Eles aprofundam sua relação e se abrem um para o outro, mas o fim da temporada de chuva logo se aproxima.
Yukari e Takao
Comentários: Difícil conceituar as obras de Shinkai sem levar em conta uma característica muito importante: o fator sentimental, a cláusula de escape humana para a maior parte das situações do cotidiano.

A história da obra gira em torno de Akizuka Takao, um jovem com quinze anos de idade. Ele vive junto de seu irmão mais velho e de uma mãe que, entre outras coisas, aparenta estar desacreditada com a própria vida. Ele sonha em ser um grande designer de calçados e estuda muito para isso, mesmo que todos vejam seu objetivo como irreal.

Apesar disso ele leva uma vida normal até que certo dia chuvoso ele conhece Yukino Yukari, uma mulher de vinte e sete anos com quem ele logo se identifica. Conforme a trama avança, eles passam a se encontrar em um parque, sempre em dias chuvosos e acabam se tornando muito próximos, mesmo sem nunca falar nada muito pessoal.

Aos poucos, cada um começa a mudar a maneira como o outro vê o mundo, sem suspeitar que a aproximação entre eles não seria bem visto pela sociedade.

A construção é lenta, intimista e misteriosa. É um típico slice of life, mas não quer dizer que seja chato ou sem atrativos, o grande trunfo é ir conhecendo os personagens conforme eles mesmos se conhecem e se surpreender, sonhar e sofrer junto deles. Ambos vivem vidas complicadas, com sonhos desfeitos e vidas modorrentas e esses encontros durante a chuva acabam se tornando um escape.

A animação é excelente, e faz um grande contraste entre o jardim onde eles se encontram e todo o cenário urbano em torno. É o mesmo contraste que existe entre os sonhos e realidades de ambos. Apesar de curta, toda a narrativa é bem amarrada, resolvida e profunda, sem pecar por faltas ou excessos.

Por que ver?
A história é delicada e tocante.

Por que não ver?
Apesar do desenvolvimento profundo, a obra poderia ser um pouco mais longa.

Onde encontrar: Pode ser encontrado online.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.