Header Ads

Saikano

Em meio a guerra, Chise é transformada em arma pelo governo. Cabe a Shuuji apoiar sua namorada em momento tão difícil.
Outros Nomes: Saishuu Heiki Kanojo
Mídia: anime
Exibição: 2002
Episódios: 13
Estúdio: Gonzo
Demografia: seinen
Gêneros: ficção, drama, ação, romance

Sinopse: Shuuji e Chise são estudantes do terceiro e estavam começando a namorar. No entanto, Chise é transformada em uma arma para lutar em uma grande guerra que assola o Japão. Com partes do corpo modificado, ela deseja apenas que a paz volte para viver sua vida normalmente, enquanto espera que Shuuji ainda queira ficar ao seu lado.
Chise e Shuuji

Comentários: Eu tinha muitas expectativas com Saikano. Quando li a sinopse achei que fosse um seinen que misturasse perfeitamente ficção, ação e tivesse uma pitada de romance, mas o foco é totalmente outro.

Contado mais do ponto de Shuuji e com muito foco no drama, a história mostra como a relação amorosa entre ele e a namorada começa a desandar depois dela ter se tornado uma máquina de guerra. O objetivo maior não é contar os horrores da guerra, mas como ela muda as pessoas, mesmo que você não esteja diretamente ligado aos conflitos, como o caso de Shuuji e seus colegas.

É interessante ver como Chise, uma garota simples e bobinha, tenta manter sua inocência, mesmo após ter sido transformada em máquina de guerra, e como tenta, desesperadamente, se manter em seu relacionamento com Shuuji para tentar manter sua faceta humana.

A história trabalha com mentiras, traições, segredos e meias verdades de forma muito aberta e franca, que pode até mesmo se tornar incomoda, mas muito realista, já que não há personagens esperançosos ou cheio de ideologias inabaláveis.

Apesar de trunfo, me incomoda muito que as partes de batalha da Chise não sejam mostradas. São partes importantes para mostrar como a garotinha atrapalhada vai perdendo consciência de quem é, mas os horrores da guerra e o seu dia-a-dia como arma são mostrado de forma muito superficial.

Particularmente, não gostei do final. Não por ser melancólico, mas as transformações pela qual a garota passa acabam ficando exageradas, mesmo dentro do contexto fantasioso da trama.
Por que ver? Uma abordagem crua e madura sobre horrores de guerra e amadurecimento precoce.

Por que não ver? Plot interessante, mas trabalhado de forma arrastada.

Onde encontrar: Pode ser encontrado online.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.