Header Ads

Durarara!!

Ryuugamine Mikado chega a Ikebukuro, um distrito de Tóquio, onde gangues de adolescentes lutam entre si. Nesse bairro, além das lutas entre gangues, corre a lenda de um cavaleiro sem cabeça que anda por aí em sua moto assustando a população.
Mídia: anime
Exibição: 2010
Episódios: 24
Estúdio: Brain’s Base
Demografia: seinen
Gêneros: Ação, Fantasia, slice of life

Sinopse: A história se foca na chegada de Ryuugamine Mikado a Ikebukuro, um distrito de Tóquio, onde gangues de adolescentes lutam entre si. Nesse bairro, além das lutas entre gangues, corre a lenda de um cavaleiro sem cabeça que anda por aí em sua moto assustando a população.
 
Comentários: Não, o anime não é sobre uma motoqueira sem-cabeça ou sobre guerras entre gangues, embora isso também faça parte do contexto. Durarara é muito mais do que comédia nonsense. Ele mistura magistralmente dramas familiares, traumas do passado, fantasia, brigas de gangues e bizarros experimentos científicos no mesmo balaio, e consegue ser muito crível nisso.

A trama usa um pequeno bairro de Tóquio para mostrar os mais variados tipos de personagens e experiências, que se inter-relacionam em uma delicada teia que acaba levando a algo maior do que suas próprias existências. Quem assiste filmes ingleses sabe muito bem como funciona esse conceito.

É bastante interessante ver como a história une várias coisas comum do dia a dia de qualquer um para construir os casos. Lendas urbanas (que na verdade não se mostra ser só uma lenda), rumores que se espalham por uma simples conversa de bate-papo na internet, conflito entre gangues, cultura otaku, tudo isso está presente, enriquecendo a história.

Talvez o maior problema seja que o número de personagens é muito alto para a trama. Enquanto alguns personagens são destrinchados, como os medos de Anri ou o passado de Kida, outros acabam só sendo jogados na trama, sem muito contexto. Apesar desse deslize, eu fico bastante surpresa que os personagens que recebam mais atenção na trama sejam complexos e trabalhados, talvez pelo tom cômico que permeia a história, eu não esperava tal profundidade.

A animação está competente e o traço muito bonito (o character design é o mesmo de Devil Survivor) e a trilha sonora é bem empolgante. Raramente eu gosto de todas as openings de um anime, mas acho que cada uma delas se encaixa perfeitamente com o momento que os personagens vivenciam na animação.

Por que ver? História que começa improvável, mas empolga, personagens carismáticos.

Por que não ver?
Os fechamentos dos arcos são menos empolgantes que seu desenvolvimento. Alguns personagens sem muito contexto.

Onde encontrar: Disponível no Crunchyroll ou online.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.