Header Ads

Toaru Majutsu no Index

Na guerra entre ciência e religião, Touma acaba se envolvendo ao salvar uma jovem freira que carrega um grande conhecimento proibido em si.
Mídia: novel
Publicação: 2004 - 2010
Volumes: 22
Autor: Kamachi Kazuma
Demografia: shounen
Gêneros: Fantasia, Ficção, Ação, Harém

Sinopse: Kamijou Touma é um azarado estudante de ranking baixo da Cidade-Acadêmica, uma cidade fictícia, totalmente dedicada à ciência e estudo dos espers, pessoas com habilidades especiais que são ranqueadas de acordo com seus dons. Certo dia, ele encontra uma freira pendurada em sua varanda. Ela é Index e porta dentro de si mais de 100 mil livros de magia que são proibidos pela igreja. E exatamente por causa desse dom, muitos magos e cientistas estão atrás da garota.

Comentários: TAMNI já apareceu por aqui por causa do anime. A série não é da minha preferida, mas por algum motivo eu gosto da trama, mesmo ela transitando entre ser rasa e vazia e ter momentos brilhantes.

A trama é a mesma até o final do anime, mostrando arcos centrados na magia, focado principalmente no Touma e o pessoal da igreja, e na ciência, centrado no Accelerator e na Mikoto. Apesar de Touma transitar entre todos os arcos, as duas facções terminam separadas no anime. Entretanto, na novel, após a luta do Touma com a Vento, temos o início da Terceira Guerra. A Terceira Guerra engloba todos os personagens dos dois núcleos e esse conflito entre magia e ciência torna a coisa mais complexo e interessante.

Mas também torna a coisa bem mais confusa porque com todos os personagens dos dois núcleos aparecem e são muitos personagens e ações acontecendo simultaneamente. Assim, todos os personagens que já apareceram na obra retornam no grande cataclismo que ocorre na Rússia, seja para ajudar, atrapalhar, revelar fatos surpreendentes ou só para matar a saudade dos fãs.
Touma, Index, Mikoto.
Ao fundo: Last Order eAccelerator.

Apesar de eu gostar da obra e dos personagens serem bastante carismáticos, eu reconheço que a obra tem muitas falhas. Uma é o fato de ter muitos personagens, os menos importantes ficam com a história rasa e o próprio Touma não tem muito pano de fundo, mesmo sendo o protagonista.

Algumas situações também não ficam muito clara, por mais que tudo seja explicado, as tramoias da igreja, que tem uma rixa interna, as vezes não parecem efetivas para o tamanho pandemônio que é criado. Talvez por isso, eu ache o núcleo cientifico mais bem desenvolvido. As tramas parecem mais amarradas entre si, principalmente com o lance das clones da Misaka que são bem reaproveitadas ao longo trama.

Apesar dos contras, a trama consegue misturar bem ação, comédia, superpoderes e mistério. Talvez falte um pouco de elaboração nas tramas que poderiam ser mais do que ‘determinada facção quer dominar o mundo’. Mas compensa com várias passagens bem delicadas, como as reflexões da Index, que me surpreendeu muito positivamente apesar do seu jeito de cabeça de vento e a relação entre o Accelerator e Last Ordem também é muito tocante, a transformação que ela provoca nele.

Também achei bem interessante o sistema de classificação dos esper, a amizade e rivalidade que os mais altos do ranking possuem. Quem merece destaque também é o Tsuchimikado, o cara é uma espécie de agente duplo e é um dos poucos que entende bem tanto de magia como ciência. Eu gostaria que ele fosse mais ativo na trama, mas espero que ele tenha uma participação maior no New Testament.

Por que ler? Traz uma mistura muito interessante entre magia e ciências. Personagens carismáticos, boas cenas de ação.

Por que não ler?
Protagonista que não evolui, fanservice exagerado, algumas partes poderiam ser explicadas com mais detalhes.

Onde encontrar: Em português na Index Mangá ou completo em inglês pela Baka Tsuki.
As páginas que ilustram essa matéria fazem parte das novels.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.