Header Ads

19 Days

O cotidiano dos amigos de infância Zheng Xi e Jian Yi.

Mídia: webtoon
Publicação: 2014 -
Capítulos: 195 +
Autor: Old Xian
Demografia: shounen-ai/yaoi
Gêneros: drama, comédia, slice of life

Sinopse: Zhan Zheng Xi e Jian Yi são amigos de infância que tem personalidades completamente opostas, mas que fazem o seu melhor para continuar sua amizade.
Jian Yi e Zheng Xi crianças.

Comentários: É difícil fazer uma sinopse descente sobre 19 Days porque realmente não há uma história. Principalmente no começo, as tirinhas eram várias sckets cômicas, mas sem profundidade. Com o tempo, o autor passou a fazer as tirinhas relacionadas entre si, desenvolvendo melhor o relacionamento dos garotos.

Apesar de eu ter classificado como shounen-ai, o foco não é exclusivamente esse, muitas passagens mostram só o cotidiano entre os dois, sem nenhuma abordagem sexual. Mas também há várias passagens com piadas de duplo sentido e com Jian Yi assediando Zhan Zheng Xi.

Zhan Zheng Xi é o garoto comum, bonito e introvertido, que faz relativo sucesso com as garotas da escola, mas não se importa muito. Ele está mais preocupado com jogar videogame ou ler mangá. Na outra mão temos, Jian Yi, um garoto mais excêntrico com um passado bastante triste e solitário, essa solidão da infância faz com que ele se torne muito apegado a Zheng Xi, provocando situações bem estranhas entre eles.

Com o desenrolar da história novos personagens vão sendo inseridos e aumentando o círculo de relacionamento entre eles. É bem interessante a maneira como Old Xian apresenta o cotidiano de garotos adolescente, fazendo tipicamente coisas de garotos, como se meter em brigas no colégio, comentarem sobre garotas ou compararem a velocidade com que os pelos do corpo crescem.

Sobre o romance, se é que podemos chamar assim, é visível que os sentimentos partam principalmente de Jia Yin. Ele é mais sensível, mas também mais direto e muito disso está ligado ao seu passado solitário. O autor consegue deixar de forma um tanto obscura se os sentimentos do garoto são reais ou se é só uma carência pelo afeto que nunca recebeu dos pais. Zhan Zheng Xi parece mais frio e distante, mas ele realmente se preocupa com o bem estar do amigo, sendo um tanto protetor e comprando brigas desnecessárias pelo bem de Jian Yi.

O traço é bastante diferenciado, com os personagens com olhos estreitos e narizes alongados. É um pouco estranho para quem está acostumado com mangá, mas não deixa de ser bonito, principalmente por causa da colorização delicada.

Por que ler? É engraçado, divertido e sensível. O traço é diferenciado, mas muito bonito.

Por que não ler? Pouco romance, o começo é muito solto, pois o autor não tinha decidido o que abordar.

Onde encontrar: Pode ser encontrado online em inglês na Yaoi-BLCD

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.