Header Ads

Argento Soma

Um rapaz tímido se vê envolvido em um projeto militar secreto, que busca combater as constantes invasões sofridas pela Terra por entidades alienígenas, utilizando, para isto, um robô extraterrestre chamado Frank.

Mídia: anime
Exibição: 2000 – 2001
Episódios: 25
Estúdio: Sunrise
Demografia: shounen
Gêneros: drama, ação, ficção, mecha

Sinopse: Takuto Kaneshiro é um rapaz tímido e inteligente que se vê envolvido em um projeto militar secreto. Este projeto busca combater as constantes invasões sofridas pela Terra por entidades alienígenas, utilizando, para isto, um robô extraterrestre chamado Frank. Após perder sua amada durante a reanimação de Frank, Takuto jura vingança e ingressa na equipe Funeral.

Comentários: Argento Soma é um daqueles animes totalmente desconhecidos, mas que realmente tem uma história interessante e envolvente. A trama gira em torno de Ryu Soma, uma pessoa misteriosa e de personalidade complexa que ingressa na organização Funeral, agência secreta responsável pelo robô extraterrestre chamado Frank.

Espera ai, mas a trama não era sobre Takuto? Sim e sobre Ryu Soma também. Embora no começo a trama seja bastante confuso entender, logo ficamos sabendo o que existe entre os dois e a ligação de Ryu com Maki, noiva de Takuto. À primeira vista, a trama parece um tanto boba, mas é apenas impressão. Fugindo do lugar comum dos animes, não há espaço para situações cômicas ou dramalhões piegas, trabalhando com questões interessantes sobre preconceito, política, lealdade e amizade, a trama abre várias discussões filosóficas. A qualidade da animação é excelente, especialmente nas cenas de batalha, e os personagens são carismáticos e muito bem desenvolvidos. Além disso, a trama faz várias alusões às obras de Shakespeare trazendo uma dinâmica e profundidade diferente, mesmo com uma temática fantástica.

Apesar da qualidade da animação em si, o traço e colorização são bem estranhos e os personagens parecem não ter nariz, mas as naves, cenários e robôs são realmente muito bonitos. A trilha sonora combina bem com o clima de toda a série, com temas mais tensos nas cenas de ação, e músicas mais intimistas nas partes de drama. Um grande trunfo em Argento Soma diz respeito aos finais em aberto de cada episódio, que o liga diretamente ao próximo. A abertura e o encerramento são bastante delicados e bonitos.
Por que ver? Trama interessante, temática adulta.
Por que não ver? Demora um pouco a engrenar, traço estranho.
Onde encontrar: Pode ser encontrado online.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.